Páginas

sábado, 2 de junho de 2012

Vermute: a bebida mais presente nos coquetéis




Vermute é uma bebida à base de vinho, tem como principal erva a losna ou absinto. Sua composição é de 70% a 80% de vinho
Não se sabe ao certo quando surgiu o vermute, precisar seu nascimento é uma tarefa quase impossível. Sabe-se, no entanto que os gregos e os romanos já utilizavam equipamentos para aromatizar seus vinhos, tanto para realçar seu sabor (ou encobrir seus defeitos), quanto para conservá-los.
O livro de cozinha mais velho do mundo, intitulado «Appicius», já fazia referência ao vinho Vermute.
O vermute originalmente era consumida como bebida medicinal. No entanto, embebidos na tradição franco-italiana, os vermutes começaram a ser produzidos comercialmente no século XVIII. No século seguinte já eram exportados. Até hoje são bastante populares na Europa e nos Estados Unidos.
Cada tipo de vermute segue uma preparação ligeiramente diferente, mas em sua maioria são vinhos macerados, por um período que varia de seis meses a um ano, com componentes secos que lhes agregarão sabores e aromas. Após isso são fortificados para elevar sua gradação alcoólica até os 16 ou 18 graus.
Os vermutes são os ingredientes não destilados mais populares nos coquetéis. Estão presentes em variadas composições da coquetelaria clássica, como o Manhattan, no qual se combina com 65 o uísque americano e com o bitter de Trinidad e Tobago, no sempre presente Dry Martini, uma das receitas mais controversas da história da coquetelaria (em sua receita original o vermute extra-seco utilizado não é o italiano, mas sim um francês) e no Caruso, uma exótica combinação de gin, vermute seco e licor de menta. Mas o mais próximo da perfeição em bebidas que combinam sabores é o Negroni.
Todos os vermutes são bebidas com fortes traços de ervas e especiarias. Na boca, o doce, o amargo e os aromas de frutas e cascas brincam com o paladar. Não é uma bebida fácil, mas como toda bebida que tende para o amargor, ela encontra refúgio em paladares mais apurados.

As marcas de Vermute mais conhecidas no mercado são as seguintes:
MARTINI CINZANO
GANCIA CARPANO
NOILLY PRAT RICADONNA
CORA MIRAFIORE
CHAMBERY CHASTENET
STOCK

E apresenta-se nos seguintes tipos:
a) Clássico - tinto doce
b) Corrente - tinto doce
c) Bianco - branco doce
d) Punt mes - tinto amargo
e) Dry - branco seco
f) Rosé - rosado doce.



Fonte:

7 comentários:

  1. Saulo,

    Já ouvi falar que essa bebida vermute fica bem quando está acompanhada por azeitonas...rsrs!
    Só não pode exagerar muito mesmo, é no vermute...é muito adocicado. Mas é uma ótima bebida!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ela parece ser bem popular mesmo. Mas você acreditaria se eu te dissesse que eu nunca tinha ouvido falar em vermute... Kkkk. É vivendo e aprendendo.

    ResponderExcluir
  3. É vivendo e aprendendo, agora você anda experimentando então provavelmente você degustará desta bebida.

    Abs,

    ResponderExcluir
  4. Oi ótima bebidas muito boa com gelo

    ResponderExcluir