Páginas

sábado, 2 de junho de 2012

Arak



Considerado o néctar dos deuses árabes, o Arak é um destilado de uvas ou tâmaras com infusão em anis e seu teor alcoólico é de 45,9%.
É uma bebida tipicamente árabe, os principais produtores  são a Síria e o Líbano. Dois vizinhos que disputam o título de “melhor arak do mundo”. O Arak é uma bebida proibida em muitas regiões do mundo árabe muçulmano, mas nem por isso deixou de ser consumido. É bem parecida com o licor, e é consumida após as refeições.
Deve ser consumida diluída em água ou servido puro com gelo. Quando servido com gelo, a bebida adquire uma coloração que lhe é peculiar: um aspecto leitoso, devido a isso é chamado também de leite de leões ou leite de camelo. Devido ao seu alto teor alcoólico, não é preciso muitas doses pra se sentir o efeito do álcool, embora não se sinta o sabor do mesmo.
Há quem o prefira puro, tem aroma intenso de anis e sabor idem levemente doce e um pouco ácido. No entanto, ele chega a queimar a língua se for forte. Por isso e outras, alguns fabricantes colocam no rótulo da garrafa a informação: Não ingerir puro!

E aí, encara?




Você sabe como nasceu o termo “de araque” ligado aos mentirosos?

Você pode até nunca ter ouvido falar dessa bebida, mas a expressão “de araque” você deve conhecer muito bem. Veja só:

      Trazida ao Brasil pelos imigrantes árabes de origem não muçulmana, essa bebida logo foi conhecida pelo seu potencial em causar uma grande sensação de embriaguez. Como todos sabem, o bebum, além de deixar escapar muitas verdades, também confessa o seu estado tétrico quando começa a falar uma série de histórias “de araque”. E foi dessa forma que, a partir do aportuguesamento do termo “arak”, que a expressão aqui explicada, saiu dos copos para incorporar-se à linguagem usual.

Fontes:

3 comentários: