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domingo, 17 de junho de 2012


Cointreau









Cointreau é um delicioso e sensual licor de laranja, que desperta sensações de descoberta sempre que é bebido. É translúcido, no entanto, complexo e misterioso. Sua garrafa quadrada está presente em quase todos os bares e restaurantes do mundo. Além de ser consumido como digestivo, também pode integrar os mais variados coquetéis criando um universo cheio de personalidade.
Com seu “toque francês” único, é popular há mais de 150 anos sem mudar nada, do formato, o que o torna reconhecível.


História

A história começou em Saint Barthélemy-d’Anjou em 1849, localidade do subúrbio de Angers na França. Adolphe Cointreau que teve ajuda de seu irmão Edouard Jean eles fundaram a destilaria Cointreau & Cie para produzir licores.
Dentre as bebidas produzidas, a de maior sucesso que foi lançada em 1875 pelo Edouard Cointreau. O licor elaborado a partir de cascas de laranja doces e amargas, uma fruta exótica da região, que rapidamente tornou-se o principal produto da empresa.
Na virada do século, a destilaria que já vendia 800.000 garrafas de COINTREAU anualmente, abriu seus primeiros escritórios de vendas em outros países europeus. Na década de 20, a receita secreta do licor foi passada para seus filhos, Louis e André, que viajaram pela Rússia, América do Norte (Canadá e Estados Unidos) e outras partes do mundo, abrindo escritórios nas cidades de Bruxelas, Berlim e Viena, além de Polônia e Espanha, construindo uma alta reputação do licor COINTREAU nos quatro cantos do mundo. Nesta época o licor era divulgado com o famoso slogan “The Worldwide Brand” (a marca mundial), utilizado em todos os materiais promocionais da marca.
Chegou uma época que para atrair o público mais jovem e deixar de ser visto apenas como uma bebida digestiva, a empresa ousou em mudar a embalagem em 2001, com o novo tom de cobre na tampa e selo e na parte interna do logotipo, um com a efígie de Edoaurd Cointreau e assinatura do inventor. Porém, sem descaracterizar a marca e sua história. Portanto, vários novos drinques foram criados, como a caipirinha.


No Brasil, o plano foi incentivar o consumo do licor com gelo (COINTREAU ON ICE) e para isto foi criada uma campanha batizada de “Double Sensation” - segundo a marca o gelo libera novos aromas dos óleos essenciais da casca de laranja.
Lançamentos

§  Em 2005, a marca lançou um coquetel surpreendente, chamado COINTREAUPOLITAN (versão sem vodca do famoso Cosmopolitan).
§  Em 2008, a marca lançou no mercado seu mais novo, e até então, único produto além do original: COINTREAU NOIR (o tradicional licor com uma mistura perfeita e balanceada do famoso conhaque Rémy Martin). Em 2010, a dançarina burlesca americana Dita Von Teese, embaixadora da marca no mundo, em mais uma ação ousada, inaugurou o primeiro Cointreau Privé, um bar de coquetéis efêmeros no coração de Montmartre, em Paris. 








Drinques com um toque de Cointreau

O licor se tornou famoso pela qualidade e sabor único. O que o tornou muito requisitado para elaborações de drinques sofisticados como o coquetel de todos os tempos Margarita, criado por Margarita Sames em 1948 que inclusive combina COINTREAU, tequila e limão.
Algumas criações exclusivas de drinques se tornaram célebres:

● Cointreaupolitan (50 ml de Cointreau, 30 ml de suco de cranberry, 20 ml de suco de limão siciliano e raspas de laranja);
● Long Cointreaupolitan (20 ml de Cointreau, 20 ml de suco de cranberry, suco de meio limão tahiti, um pouco de refrigerante de limão, servido em um copo longo sobre gelo);
● Cointreaupolitan Star (50 ml de Cointreau, 30 ml de suco de cranberry, 20 ml de suco de limão siciliano e uma pitada de flocos de ouro para culinária);
● Cointreau Teese (40 ml de Cointreau, 20 ml de suco de maçã, 15 ml de xarope Monin de violeta, 15 ml de suco de limão siciliano fresco e gengibre congelado para a borda do copo);
● Bubble Cointreau Bubbles (40 ml de Cointreau, limão tahiti fresco ou suco de limão, água com gás ou tônica e decorar com pequenas fatias de limão);
● Cointreautini (20 ml de Cointreau, suco de meio limão tahiti e gelo triturado em uma taça de Martini);
● Cointreau Caipirinha (40 ml de Cointreau, limão tahiti fresco e gelo triturado);
● Champs-Elysées (20 ml de Cointreau, 20 ml de licor de morango e champanhe Piper Heisieck);
● Caress (50 ml de Cointreau, 50 ml de licor Irish cream e jogar raspas de chocolate meio amargo em cima).
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A evolução visual

O logotipo da marca COINTREAU passou por grandes modificações ao longo de sua história. Antes associado à cor amarela, passou por remodelações e adotou a cor cobre. Somente há poucos anos atrás a identidade visual da marca resolveu assumir de vez a cor laranja como principal símbolo de sua comunicação.



A marca no mundo

Atualmente COINTREAU, que está entre os 10 licores mais vendidos em todo o mundo, é comercializado em mais de 200 países, vendendo anualmente mais de 13 milhões de garrafas, tendo 95% de sua produção exportada. Os maiores mercados da marca são os Estados Unidos, as lojas do Duty Free, Espanha, Itália, Alemanha e França.

mundodasmarcas.blogspot.com

Um comentário:

  1. A Kremer Cervejaria é uma empresa 100% brasileira e já nasceu com uma filosofia diferenciada, voltada para atender o consumidor final com qualidade na fabricação do chopp.
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