Páginas

domingo, 10 de junho de 2012

Margarita ou Marguerita


           A origem da margarita, bebida baseada em Tequila, é mexicana. Tequila é uma cidade perto de Guadalajara, onde estão as principais destilarias dessa bebida, feita a partir de agave azul (que nada tem a ver com o cáctus saguaro - símbolo de quase tudo que vem do México -, presente, inclusive, em muitas taças de margaritas).
Há mais de uma versão para a origem do nome do drinque. 

          Dentre elas temos:
          A estadunidense Margarita Sames tinha uma casa em Acapulco, onde na época os famosos de Hollywood passavam boas temporadas. Ela era uma das grandes socialites da época (1948) e recebia amigos como Lana Turner, Fred MacMurray, Nick Hilton (dos hóteis), John Wayne etc. Uma vez a anfitriã foi desafiada a criar um coquetel: ela misturou Cointreau com tequila e suco de limão. Como na época era hábito tomar tequila precedida por uma pitada de sal, acrescentou o anel de limão e sal em volta da borda do copo. Foi um sucesso e ganhou o nome da anfitriã, Margarita!
§ Rita Hayworth, cujo nome verdadeiro era Margarita Carmen Cansin, na juventude, antes de sua fama, se apresentava em Cassinos na vida noturna de Tijuana, México. Ali, um barmam de nome Enrique Gutierrez criou o coquetel e o batizou em homenagem à atriz.
        Nos anos 40, havia um bar de estrada em Rosarita Beachna Baja Califórnia que era de propriedade de Danny Herrera. O local era frequentado por Ka\therine Hepburn, Ava Gardner e outras celebridades. Herrera criou o coquetel, uma maneira de suavizar o gosto forte da tequila, para conquistar uma certa Marjorie (Margarita em espanhaol) King.                                     


Ingredientes:
3 colheres de sopa de tequila
1 1/2 colher de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de Cointreau ou Triple Sec
1 limão



Modo de Preparo:
1. Coloque um pouco de suco de limão em um pires e sal em outro
2. Mergulhe a boca do copo no suco de limão e depos no sal, para deixar o sal grudado em toda a volta do copo
3. Bata a tequila, o suco de limão e o Cointreau com um pouco de gelo e coloque-o no copo



Como servir:
Use um copo do tipo Marguerita e decore-o com uma rodela de limão. Tome cuidado ao colocar o líquido dentro do copo para não tirar o sal da boca do copo.



Fonte: Wikipedia

5 comentários: