Páginas

domingo, 15 de abril de 2012

Caipirinha,
Sabor brasileiro que ganhou o mundo 


       A Caipirinha é uma das bebidas brasileiras mais conhecidas internacionalmente.
É feita com cachaça, limão-taiti não descascado (ou outra lima ácida verde), açúcar e gelo.
No Brasil, é servida na maioria dos bares e restaurantes.


Origem e Evolução

       Pouco se conhece sobre a origem da caipirinha. Muito provavelmente, a mistura da cachaça, limão amassado com casca e mel nasceu no interior de São Paulo, sendo considerada um poderoso remédio contra a gripe, a partir daí mudou-se o mel para açúcar e acrescentou o gelo. O próprio nome, "caipirinha" alude à origem caipira. 
        Em outros lugar do Brasil o aparetivo recebe nomes diferentes. Da fórmula original, consideram um clássico da coquetelaria internacional, apenas o açúcar e o gelo permanecem intocáveis.
A receita vem ganhando novos sabores e novas cores, com ingredientes cada vez mais surpreendentes.


        O limão vez por outra cede lugar a frutas tradicionais, como o morango, o maracujá ou a lima. Alguns barmen recentemente têm criado outras receitas de "caipirinhas", e hoje já  se podem provar caipirinhas de saquê com lichia ou de carambola com manjericão. Até a laranja e a jabuticaba, geralmente desprezadas, são lembradas. Virou moda também juntar duas, três ou até quatro frutas no mesmo copo. Bom exemplo é a caipirinha de frutas vermelhas, uma combinação de amora, morango e framboesa.







       O drinque é servido em um copo para caipirinha, podendo ser acompanhado de um pequeno canudo ou palitos de madeira. Tradicionalmente, a caipirinha é feita no copo em que é servida. Apesar disso, é comum o uso de coqueteleira para a mistura dos ingredientes.






Caipirinha no Brasil e no mundo

         Gozando de grande popularidade mundo afora, inúmeras variações dessa bebida são conhecidas. Em algumas regiões, açúcar mascavo é usado em vez do refinado. 
          Mesmo no Brasil, podem ser encontradas variantes com adoçantes artificiais ou com uma grande variedade de frutas. Além disso, a cachaça algumas vezes é substituída por vodca (caipiroska, marca registrada pela Smirnoff), Licor Beirão (conhecido por caipirão), rum (caipiríssima, marca registrada pela Bacardi), ou Steinhäger (caipinheger). "Caipirinhas" de saquê (saquerinha) ou vinho (caipivinho) também são feitas. Em Cabo Verde, a caipirinha é também preparada com grogue, um rum forte local.
          Na região Sul do Brasil, mais especificamente na cidade de Maringá, a caipirinha recebe o nome de chimboca e difere da original por ter menos açúcar e menos aguardente.




Fonte conteúdo: pt.wikipedia.org
Fonte imagens: google.com


3 comentários:

  1. Droga!!
    Tomei o remédio errado para gripe. hahahaha...

    Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh amigaaaa, deveria ter lido meu post primeiro... kkkkk...

      Obrigada!!

      Excluir
  2. Tenho um amigo paulista que é barman, e ele mesmo considera a caipirinha como sendo a tradicional brasileira, que é a com cachaça, limão e açúcar. Ele diz que as outras combinações são um simples coquetel.
    Bem, independente do nome, sendo ou não caipirinha, a bebida é tudo de bom, seja a tradicional, a com vodka e maracujá, ou saquê e kiwi, frutas vermelhas e cachaça...Tem gente que combina ainda vodka, limão e energético, mas aí já acho algo bem "explosivo"! hahahaha
    Parabéns pelo ótimo trabalho!
    Bjusss
    Julie

    ResponderExcluir