Páginas

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Licor




.Licor é uma bebida alcoólica doce, geralmente misturada com frutas, ervas, temperos, flores, sementes, raízes, cascas de árvores ou ainda cremes. O termo vem do latim liquifacere, liquefazer, dissolver. Isto se refere às misturas que se empregam na fabricação da bebida. Os licores não costumam ser envelhecidos por muito tempo, mas podem ficar algum tempo descansando até que atinjam o sabor ideal.

A descrição mais comum de licor é a de uma bebida doce, de alto teor alcoólico. Servido em pequenas taças, é ideal após as refeições.
Sua composição leva açúcar, xarope, álcool, além de frutas, plantas e ervas, que dão o sabor característico de cada bebida.
Há, porém, outras definições da bebida. Para os franceses, o licor é simplesmente um digestivo. Entre os ingleses, é um drinque específico, feito à base de um destilado ao qual se adicionou, por infusão, maceração ou redestilação, raízes, cascas de árvores, flores, frutas ou sementes.
Já para os norte-americanos, o termo significa o mesmo que para os ingleses, mas os primeiros ainda criam certa confusão ao chamar licores de “cordials”, xarope aromatizado com teor alcoólico baixo ou inexistente.



É uma boa bebida para ser apreciada em várias ocasiões, desde refeições comuns ( tanto aperitivo como digestivo) até comemorações.
É uma ótima pedida e dá um toque de refinamento qualquer sobremesa.
Os licores variam quanto ao sabor e teor alcoólico. Os licores suaves, por exemplo, são os que possuem baixo teor alcoólico. Quanto ao nível de açúcar, pode ser:
Seco: de 30 a 100 gramas por litro.
Fino ou doce: de 100 a 350 gramas por litro.
Creme: acima de 350 gramas por litro.
Cristalizado ou Escarchado: supersaturado de açúcar que parcialmente se cristaliza.




 
O Brasil produz licores únicos. Existem regiões que têm seus sabores típicos. Isso significa que a bebida brasileira nada deixe a desejar em relação á importada.
No entanto, existe uma diferença notável em relação ao teor alcoólico dos produtos. Geralmente, os nossos licores têm um teor de 25-30%, enquanto que os importados geralmente apresentam teor até 45% ou mais.
A quantidade de álcool usada pode ser de 18% até 54%.


Como existe uma infinidade de sabores no mercado, a escolha do licor ideal é uma decisão muito pessoal. Escolha o que lhe agradar tanto em teor alcoólico como em quantidade de açúcar.








Fonte: http://www.presenteparahomem.com.br/curiosidades-sobre-os-licores-e-seu-teor-alcoolico/#ixzz1x9dGoJow

http://pt.wikipedia.org/wiki/Licor



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário